quarta-feira, 14 de julho de 2010

Viajar é um talento


o cara dessa propaganda é muito simpático

Viajar é das melhores coisas da vida, mas não é fácil.
Tem gente que compra um pacote na CVC, fica num resort fechado, openbar, se entupindo de cerveja e casquinha de siri, não conhecem a cultura local, não querem conhecer, eles querem apenas descansar.
Na minha opinião, não existe lugar melhor pra descansar do que em casa. Por melhor que seja um hotel, existe sempre algum desconforto, o banheiro é menor, ou então você não recebe seu jornal diário, a TV não tem todos os canais, a cama é diferente e os travesseiros também. E o chuveiro? ah o chuveiro.
Também é loucura pensar como Ryan Bingham. Concordo com o que está escrito na minha carteirinha de viagem, "travel is a means to an end". Por mais que você viaje de primeira classe, um vôo nunca é bom, viagens por terra, podem se mostrar legais, apesar de muitas vezes cansativas. Você conhece melhor os arredores, o caminho etc.
Desde 2007, tento fazer um manual de viagens para mim mesmo, com um critério de avaliação de hotéis e algumas outras coisas, por falta de tempo, organização e muita preguiça, nunca consegui.
Algumas coisas você precisa saber quando se trata de uma viagem de uma semana ou mais, especialmente se você for se deslocar por vários lugares e sem a supervisão de um guia:
1-Você tem que ter um livro amigo:
Tente escolher um livro que tenha alguma relação com a viagem, sempre penso em um livro como um amigo, ele me faz companhia, conta histórias, por isso sempre sofro quando termino um bom livro, é a perda de um bom amigo, mesmo que você o leia de novo, ele nunca será o mesmo.
(Para essa viagem especificamente comecei com Slanted and Enchanted da Kaya Oakes, mas meu amigão mesmo acabou sendo Eating the Dinosaur do Chuck Klosterman)

2-Faça playlists para você mesmo, grave cds:
Algumas músicas sempre marcam uma viagem, algumas por acaso, outras pelo fato de terem sido lançadas na época, tente criar playlists com músicas que você goste, a vida fica melhor com música.

3-Existe sempre um momento ruim em uma viagem:
Em algum ponto da viagem sempre acontece algum perrengue, é um pneu que fura, algum bem roubado ou perdido, saudade de casa, fotos que se perdem. São coisas que assim como na vida, têm que ser superadas. Não é fácil, mas é preciso, para isso, tente mudar algo, coloque uma roupa diferente, vá a um cabeleireiro e peça um corte especial, pense que as oportunidades são poucas e não é reclamando que se faz uma boa viagem.

4-Arrisque:
Faça coisas que você normalmente não faria, cante no meio de uma multidão, tente conversar em alemão com um japonês, fique sem dormir, quando você é ousado as coisas acontecem mais fácil e a viagem fica mais legal e surpreendente.

Crie suas próprias rotinas de viagem, mas mais importante, não deixe que essas rotinas te atrapalhem, é sempre bom estar aberto.

Nenhum comentário: