quarta-feira, 14 de julho de 2010

The times they are a-changing

Lembro vagamente que a seleção espanhola foi uma sensação na copa de 86, foi a primeira vez que eu ouvi o termo fúria para descrever o time de futebol. Apesar das grandes atuações e Butragueño, a equipe acabou sendo eliminada pela Bélgica. De lá pra cá a Espanha ficou conhecida sempre por apresentar um bom futebol, mas não ir muito longe em copas.
A seleção holandesa também sempre foi famosa por seu futebol ofensivo, mas se não ganharam nem com Cruyff, não iria ser com jogadores medianos que conquistariam um título.
Em uma final das mais chatas da história, talvez perdendo só para a de 1994, a Espanha sagrou-se campeã e eu comecei a pensar, "como vou viver em um mundo onde a Espanha já ganhou um título?".
É complicado explicar certas coisas para as novas gerações, explicar que o Ronaldo não é apenas um gordo que joga no Conrinthians, por exemplo. Que em 2002 ele sozinho fez o mesmo número de gols que a seleção espanhola fez na copa inteira.
É a vitória de um futebol chato, é a primeira vez que um time ganha uma copa depois de começar o torneio com uma derrota, além disso, os espanhóis não ganharam nenhum jogo por mais de 1 gol de diferença, sendo que marcaram 2 gols apenas contra a seleção chilena, os outros jogos foram todos vencidos por um 1 a 0 sofrido, chorado.
Mas é uma mudança, a Espanha pode nunca mais ganhar alguma coisa, mas são campeões do mundo.
Eu estava em Paris e a festa espanhola foi grande, a avenida Champs Eliseé ficou tomada por espanhóis que estavam na França, eu imagino a loucura que deve ter sido em Madrid. Quando algumas amigas reclamavam do exagero das comemorações eu dizia "deixa os caras, é a primeira copa deles e o torneio existe há 80 anos, se fosse eu faria pior".

Alienação?

Acho que quem fala de copa do mundo como uma mera alienação, algo superficial, não entende a profundidade que ela tem na economia, cultura e demais setores não só do país sede, mas de todo o mundo.
A CNN fez uma cobertura bonita, provavelmente tentando explicar para um público que não dá a mínima para Copa do Mundo, o por quê de sua importância, explicaram os desdobramentos econômicos.
A revista Time em uma coluna, demonstrou como um evento dessa grandeza mudou a forma de pensar da África do Sul e auto-estima de sua população.


Nenhum comentário: