quinta-feira, 29 de julho de 2010

Shows de rock são artigos de luxo no Brasil (parte 2)

Parte 2-Os preços

O que é o rock?
Walter Benjamin provavelmente diria que é mais um simulacro da indústria cultural para alienar os jovens, ou algo do tipo. Eu gosto de pensar que não é somente isso.
Para mim rock é uma manifestação popular, é uma arte que tenta modificar o comportamento, a política e, que além disso tudo busca promover diversão.
A diversão em si pode ser uma alienação, mas acredito que é também uma válvula de escape para tornar a vida mais suportável. Não que a vida seja insuportável, mas muitas vezes com o trabalho, a dificuldade para pagar as contas, problemas cotidianos, coisas teoricamente menores como uma música podem salvar nosso dia, ou até a vida.
Bruce Springsteen iria além dizendo que "nós aprendemos mais ouvindo em um disco de 3 minutos do que na escola".
Entendo que os grandes empresários do entretenimento brasileiro podem não ter essa minha visão social e talvez até romântica, então falemos de mercado.
Não é necessário dizer que nos EUA você consegue assistir shows de bandas como Pearl Jam por 20 ou 30 dólares, e que artistas como Paul McCartney ou Rolling Stones, não ultrapassam muito a casa dos 50 dólares.
Como o assunto do momento são os festivais, coloco aqui abaixo os preços dos principais festivais do mundo, em seguida pode-se fazer uma comparação com os valores praticados no mercado brasileiro.
Glastonbury-185 libras(passe para 4 dias de festival)
Reading ou Leeds-180 libras(passe para 3 dias de festival)
Coachella-269 dólares(passe para 3 dias de festival)
Bonnaroo-175 dólares(passe para 4 dias de festival)
Lollapalooza-175 dólares(passe para 3 dias de festival)

Os valores mudam um pouco, a quantidade de dias também, em alguns festivais como o Glastonbury, você não paga nem um centavo a mais para ficar acampado.
Apesar de oscilações e diferenças, a média mundial de um passe para todos os dias de um grande festival é de mais ou menos 388 reais, ou 115 dólares.
Se formos compararmos a economia de cada país, o salário mínimo vigente, o índice big mac etc, veremos que é um preço muito mais barato do que o praticado aqui no Brasil, mas nem é preciso fazer isso. Um festival brasileiro já é mais caro em preços absolutos mesmo.
É só ver o preço que está sendo cobrado pelo SWU, ou então fazer uma conversão do terra para 3 dias, que é a duração mínima de um grande festival no exterior. Você chegará a um preço mais salgado do que os cobrados no Reino unido ou nos Estados Unidos.

Dito isso, pode-se começar a pensar em qual seriam as justificativas dos organizadores para um preço tão abusivo.
Depois de pensar muito, a única justificativa plausível a qual consigo chegar, são as dificuldades logísticas(a baboseira das carteirinhas de estudante não cola, pois a maioria dos grandes eventos de música são caros até mesmo considerando a meia entrada).
Concordo que realmente existem algumas dificuldades na logística ao se trazer um artista internacional, mas duas coisas me intrigam:
1-Em compensação, os custos de mão de obra para montar um palco, segurança, divulgação etc não são mais baratos aqui no Brasil? Claro que são. Talvez até mesmo o aluguel do recinto.
2-Teria o Brasil uma dificuldade logística maior que Austrália e Japão em se tratando de uma banda americana por exemplo?

Nenhum comentário: