quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ocupação da Reitoria e reivindicações

Como alguns já devem saber, hoje de manhã houve uma ocupação da reitoria da PUC-SP. Como muita gente criticou a atitude, pretendo aqui contextualizar um pouco tudo o que tem acontecido.
É compreensível que após um período de greves, alguns estudantes se sintam frustrados.
Em primeiro lugar, quero dizer que a ocupação não atrapalha em nada o aluno que é contra as reivindicações.
A greve tinha várias reivindicações e de todas elas a única atendida foi a implementação da Agência Online, é uma vitória, mas não basta.
Enquanto ocorria a greve, paralelamente, estudantes de todos os cursos fizeram um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas.
As as principais reivindicações eram:
-Redução das mensalidades
-Abertura de editais de bolsas
-Redução dos preços do bandejão
-Auditoria da dívida da PUC
-Democratização da faculdade
-Criação de creche para alunas e professoras que tenham criança pequena.

Na última reunião do Consad, os estudantes entregaram o abaixo-assinado para o Reitor e demais membros, quando o Reitor se prontificou a analisar e dar uma resposta na reunião que aconteceu hoje de manhã(18 de novembro).
Como todas as reivindicações foram ignoradas, os alunos optaram pela ocupação da reitoria.
Essa ocupação se deu agora por 2 motivos:
-porque um abaixo assinado com quantidade expressiva de estudantes foi ignorado
-porque é no fim de ano que o Consad aprova o orçamento para o próximo ano e, se mantido o histórico recente da universidade, corre-se o risco de um aumento significativo nas mensalidades.
Vale lembrar que essa manifestação não tem nenhum cunho político, e os únicos favorecidos serão os próprios alunos. Nós estudantes do primeiro ano, não sabemos muito, mas o diálogo, a solução mais viável, foi tentado em diversas ocasiões anteriores.
As pessoas com tranquilidade financeira, e esse é o meu caso, às vezes se esquecem da atual conjuntura do mundo e país que vivem.
É claro que todos os estudantes da PUC têm consciência de que a faculdade é paga quando passam no vestibular, o problema é que como as universidades públicas são muito disputadas, as vagas acabam sendo preenchidas por pessoas que tiveram poder financeiro para ter uma educação melhor, logo, a faculdade paga se torna a opção que resta para essas pessoas, que dependem de bolsas de estudos ou financiamentos universitários. Nos dois casos, a política recente da PUC vem dificultando a permanência desses estudantes na faculdade, e não é porque eles não têm dinheiro que têm que ser excluídos da sala de aula.
Muitos não sabem, mas na minha própria sala acontecem práticas vergonhosas com inadimplentes, simplesmente pela falta de negociação e burocracia da PUC. Em alguns cursos, as aulas foram colocadas em salas menores constrangendo os alunos e impedindo que inadimplentes pudessem ter aula, sem contar a ausência de seus nomes na lista de chamada e demais atrasos burocráticos para esse tipo de estudante que gostaria de pagar a faculdade em dia, mas que por problemas acaba tendo que priorizar o aluguel, a comida e outras coisas básicas para a sobrevivência.

Espero que esse post possa ter sido esclarecedor para as pessoas que não acompanharam tão de perto o processo, e que elas possam entender os motivos, nada superficiais dessa ocupação.

é isso.





Um comentário:

João disse...

Muito esclarecedor sim. Eu estive na última reunião do Consad e todos tiveram muita paciência quando o reitor, que havia recebido o abaixo assinado há uma semana, falou que ia analisar o pedido, avaliando item por item. Não sabia que que hoje foi a nova reunião. Muito bom...