domingo, 14 de novembro de 2010

O futebol brasileiro não é sério

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que não acredito que o campeonato esteja comprado. Para mim existem pressões e casos pontuais que acabam sendo decisivos, e que acontecem fora de campo.
O meia Roger do cruzeiro, em entrevista à ESPN voltou a falar do campeonato brasileiro de 2005, quando ele fazia parte da equipe corinthiana.

O campeonato é um dos mais polêmicos da história, e na época ficou claro que existiram pressões devido ao grande aporte financeiro da parceira corinthiana.
A MSI havia investido milhões na formação de um grande time, contratando craques como Tevez, Nilmar, Carlos Alberto, Roger e outros. Essa grande equipe, entretanto, teve muita dificuldade durante todo o ano para ganhar títulos e se firmar.
Após a vitória São Paulina do campeonato paulista, e uma eliminação nos pênaltis para o Figueirense na copa do Brasil, o campeonato brasileiro viria para salvar o ano e manter o sonho da classificação para a tão sonhada libertadores.
O campeonato teve jogos anulados e ficou manchado, é o caso mais polêmico da história do futebol nacional com jogos comprovadamente manipulados pelo juiz Edílson Pereira de Carvalho.
Vale destacar que esse tipo de escândalo não é exclusivo do Brasil. A Itália por exemplo já teve vários casos na mesma linha, a diferença é que lá existem punições e decisões mais coerentes.
O campeonato italiano por exemplo ficou sem um campeão na temporada 2004/2005, e na temporada 2005/2006 a Juventus foi rebaixada e o Milan também perdeu vários pontos após comprovada a existência de jogos arranjados. Após a perda de pontos por parte de Juventus e Milan, a Internazionale foi declarada campeã.
Ano passado, mais uma vez tivemos algumas coisas estranhas no campeonato brasileiro. Além do papelão corinthiano contra o flamengo, algumas decisões do STJD indignaram profissionais e torcedores, como ganchos para Vagner Love(que ainda jogava no Palmeiras, que disputava o título) e jogadores do São Paulo na reta final do campeonato.


Como já é comum na pátria de chuteiras, a arbitragem também errou feio em alguns jogos fundamentais. O flamengo que vinha de uma arrancada, ainda contou com uma ajudinha do time gremista, que entrou em campo com uma equipe reserva na última e decisiva rodada do campeonato.

A disputa atual já vai ficando com cara de corinthians, mas mais uma vez a arbitragem é quem decide.




Esse ano porém, alguns aspectos políticos escancaram ainda mais possíveis pressões aqui e ali, para que o campeonato seja decidido a favor do time alvinegro.
O presidente corinthiano, Andrés Sánchez, fez parte da delegação brasileira na copa do mundo, e tem boa relação na CBF.
Seria possível afirmar que existem alguns interesses para que o corinthians não passe o ano do centenário em branco, mas eles vão além disso.
Como todos bem sabem, teremos uma copa do mundo em 2014, e São Paulo, a maior cidade brasileira, ainda vive um imbróglio na escolha de seu estádio sede.
O Morumbi, após diversas revisões e vistorias, foi descartado. A arena Palestra Itália com 45 mil lugares não comportaria uma abertura de copa, o que aponta para uma provável escolha do estádio corinthiano, apelidado carinhosamente de Fielzão pela torcida.
Não vou nem entrar no mérito da escolha que foi feita sem muito critério, o projeto do estádio ainda é uma incógnita, e usa dinheiro público para a sua construção por meio de um financiamento do BNDES. Também não quero aprofundar sobre a maneira estranha que vem sendo tratada a ampliação do estádio. O time até agora tem o dinheiro para fazer uma arena de 45 mil lugares, estimada entre 300 e 350 milhões de reais, e precisa de quase o dobro desse valor para a construção do estádio com 70 mil lugares.
Sabe-se lá daonde virão os 200 milhões que faltam para a realização do projeto, mas o que uma pessoa inteligente pode fazer é somar um mais um, e perceber que com o Corinthians campeão, a visibilidade do time, a facilidade de arrumar novos patrocinadores e parceiros será muito maior. Sem contar que ganhando o campeonato, o time de Parque São Jorge ganha dinheiro de premiações entre outras coisas. Só lembrando que o banco panamericano, dos principais patrocinadores atuais do "timão" está quebrado.
Entregar o campeonato para o corinthians é uma forma muito fácil por exemplo de resolver esse problema do estádio.
Mais uma vez, quero dizer que não acho que o campeonato esteja comprado. O que pra mim com certeza existe, é o favorecimento em um jogo ou outro, mas que são extremamente decisivos para que se tenha o campeão.
O que mais me frustra nisso tudo, é que quem gosta de futebol acompanha o campeonato por 8 meses, torce, sofre, se emociona, para que o campeonato seja decidido por fatores extra-campo e de acordo com alguns interesses.
Esse tipo de coisa mancha o espetáculo, parece que não é possível um campeonato disputado sem adulteração.
Teremos assim sempre campeonatos cheios de asteriscos, o futebol perde com isso.

ps-a edição dos vídeos e as opiniões que constam neles não são a minha opinião, usei os vídeos apenas para ilustrar lances polêmicos e duvidosos.







Nenhum comentário: