sexta-feira, 19 de novembro de 2010

2 dias que abalaram a PUC

Quem leu 10 dias que abalaram o mundo se lembra do trecho em que os bolcheviques ocupam alguns prédios públicos e algumas pessoas começam a roubar bens presentes nos recintos. Imediatamente as lideranças impedem que isso aconteça dizendo "camaradas, não vamos dar motivos para que desmoralizem nosso movimento"(to puxando de memória, não sei se a citação está correta, mas se não for isso é quase isso).
Na reitoria da PUC o processo é parecido, a diferença é que ninguém nem tentou saquear nada, pelo contrário, existe uma preocupação muito grande por parte dos estudantes para que não se roube ou danifique qualquer patrimônio da faculdade. Algumas salas e móveis chegaram a ser isolados para uma maior proteção.
Escrevo este texto com um pouco de distanciamento porque não estive presente em todos momentos.
O que mais impressiona é a rapidez, capacidade de mobilização e organização dos alunos.
A ocupação foi feita às 11 da manhã do dia 18, quinta-feira, e quando cheguei na reitoria algumas horas depois, já existiam diversos cartazes colados com informações e reivindicações da causa.
Foram criadas comissões para cada setor: limpeza, segurança, comunicação e cultura. As tarefas são bem divididas mas quando necessário os integrantes de algum setor ajudam em outros, pois como as aulas não foram paralisadas, existem momentos em que determinados setores acabm ficando com poucos integrantes.
Eu mesmo já cozinhei, fiquei controlando a portaria, conversei com pessoas, ajudei na escolha de fotos para colocar no blog da ocupação , e o que mais apareceu.
Ao contrário do que foi publicado em alguns dos grandes veículos de comunicação, não houve nenhum tipo de violência, a ocupação não poderia ter sido mais pacífica e civilizada. Outra informação errônea de vários jornais é a de que ainda não existem reivindicações e ou que a reitoria e Consad os desconhecem.
Existem várias reivindicações como já descrevi no post anterior, a principal delas é que se faça uma redução relativo ao que foi aumentado superior à inflação de acordo com o curso.
Por exemplo, se em cinco anos houve uma inflação de 30%, de acordo com o IPC, e digamos que, nos mesmos cinco anos tenha ocorrido um aumento de 42% no curso de administração de empresas, a proposta é que se faça uma redução de 12% que é o que foi ultrapassado em relação à inflação.
Enquanto escrevo isto, acontece mais uma assembleia dos estudantes, e apesar do temor de uma possível invasão por parte da polícia-foi colocado no movimento um factóide, sabe-se lá por quem, que uma tropa policial já se prepara, puro boato. Alguém disse que existiam policiais em algum lugar no pacaembu, não há nenhuma relação com a PUC.
Em alguns minutos informo a decisão tomada.

Nenhum comentário: