quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O anti-americanismo burro

Outro dia estava em um bar e depois do cara tocar trocentas músicas dos Beatles, ele anunciou "não gosto de música americana mas vou tocar uma agora". Tocou god only knows do beach boys, mas não parou por aí, assassinou Mr. Tambourine Man do Bob Dylan, tocou Mrs. Robinson de Simon and Garfunkel ainda fazendo um trocadilho infame "Art Garfunkel e não Garfield".
Eu gritei "ainda bem que você não gosta de americano" e o cara não sabia que o Paul Simon e o Art Garfunkel eram americanos.
Depois disso ele ainda tocou muita música americana, provavelmente sem saber, o que ele também não sabia é que se não fosse Buddy Holly e Chuck Berry, os Beatles provavelmente nem existiriam.
Depois de 8 anos de governo Bush os EUA se tornou um país muito odiado no mundo inteiro, e acho normal odiar Bush ou a política externa norte-americana. Lembro de um inglês dizer pra mim no glastonbury "não vou assistir o Bruce Springsteen, esse born in the USA", sendo que o chefe não toca essa música nos shows e ela é uma crítica aos EUA e não uma canção nacionalista.
Já ouvi gente criticando até o cinema americano que já nos presenteou com grandes clássicos e atores
Agora com o Obama essa tendência está diminuindo, mas acho que temos que saber dividir política de cultura, a cultura americana na minha opinião é bastante legal tanto na literatura quanto no cinema, e principalmente na música, já na política eles fizeram muita merda, mas os países europeus também e nem por isso alguém tem raiva da cultura inglesa.

2 comentários:

d. chiaretti disse...

Concordo. Nada me irrita mais que esse anti-americanismo, que sempre é burro.
As pessoas se esquecem tudo de bom que os americanos nos deram... Esta cultura de protesto mesmo é americana, inventada por americanos para protestarem... contra os EUA!
Há uma obra muito interessante sobre isso (infelizmente esgotada no Brasil): http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3119754&sid=1212422128910497631820960&k5=F10807&uid=

Veio disse...

post chato.