domingo, 10 de outubro de 2010

Primeiro dia de SWU no Multishow

Há muito tempo quando foi anunciado o Woodstock em Itu, eu conversava com alguns amigos e dizia para eles, "vai dar merda".
Eles discutiam comigo que tudo correria bem, meus amigos achavam que era implicância minha, achavam que era um pensamento de que tudo no Brasil não funciona, mas meu argumento era baseado em estimativas.
Os organizadores do festival esperavam um público de 100 mil pessoas, mas ofereceria por exemplo menos vagas para camping do que festivais com público menor que esse no exterior.
Por sorte essa estimativa baixou para 50 mil por dia, e o público presente foi só de 45 mil no primeiro dia, o que com certeza deve ter contribuído para o festival não ter sido um completo caos. O uol publicou aqui alguns dos problemas do primeiro dia.
Como eu não estive presente ao festival, não posso comentar além dessas minhas convicções iniciais e o que foi noticiado, então vou falar aqui sobre o que foi transmitido pelo Multishow.
O canal fechado começou suas transmissões com Los Hermanos, e a banda desfilou todos seus hits menos Ana Júlia como já era previsto. Amarante sempre bem humorado brincava com a plateia enquanto Camelo ficou mais quieto e por vezes ficou no fundo do palco tocando baixo. Amarante chegou até a perguntar "cadê o Marcelo?".
Entretanto, a banda parecia sem ritmo e desentrosada em alguns momentos. Fato é que após esse hiato, o Los Hermanos ganhou um status de super banda que não condiz com o sucesso atingido por eles até então, ainda mais se considerarmos que o último disco deles "4", fez menos sucesso que o anterior, "ventura".
Considerando tudo, a banda conseguiu segurar bem a multidão, que em seguida assistiu aos americanos do Mars Volta.
Não conheço muito o Mars Volta, mas para mim parece um MC5 com músicas compridas demais e seu vocalista Cedric Bixler-Zavala me pareceu bastante caricato, me lembrando bastante Jack Black em Escola do Rock, apesar disso sua postura era séria.
O show dos americanos teve bastante energia e agradou a plateia.
A transmissão do festival no multishow foi feita por Luisa Micheletti, Beto Lee e Erika Mader. Na minha opinião, os apresentadores estavam bastante perdidos, dando informações contraditórias e algumas vezes sem sentido. A culpa não é somente deles, já que a edição também deixou a desejar, em alguns momentos como por exemplo na demora do Rage Against the machine para subir ao palco, seria de bom tom passar reportagens sobre outros shows do festival, entrevistas com artistas, melhores momentos ou até clipes da banda, o que não foi feito porque não quiseram ou porque o Multishow não tinha esse conteúdo.
A estrela vermelha apareceu no telão e o RATM subiu ao palco começando o show com Testify e Bombtrack na sequência.
Logo no começo o show foi interrompido, o motivo é que algumas grades que separavam a área vip do grande público caíram e começou uma invasão generalizada.



Desde o começo, quando o RATM foi anunciado eu sabia que esse negócio de área vip não ia dar certo. Alguns dizem até que o guitarrista Tom Morello teria sugerido ao público para que ocorresse a invasão e que o vocalista Zack de la Rocha teria incitado o público, acho que não existe provas para isso apesar de ser bem possível.
O show ainda foi interrompido uma segunda vez por problemas no som, que cortava a voz de Zack algumas vezes.
É muito legal ver passar em uma rede de televisão da elite uma banda gritando "yes I know my enemies... hipocrasy, brutality, THE ELITE, all of which are american dreams". Mas também poderiam ser sonhos brasileiros.
Quando finalmente a "ordem" e o som foram restabelecidos, a banda tocou mais uma música e o Multishow cortou a transmissão as 23:15h. A transmissão estava marcada para encerrar a meia-noite.
Existe a teoria de que a transmissão foi interrompida porque Tom Morello colocou um boné do MST, o próprio guitarrista postou essa teoria em seu twitter, também dificilmente poderemos provar esse fato, já que em entrevistas a banda já tinha anunciado ter dado ingressos para o MST e Zack de la Rocha dedicou Know your enemy aos "brothers and sisters of the MST", e tudo isso apareceu na transmissão do multishow.
Quem perdeu o sábado a noite assistindo à transmissão se arrependeu já que pouco se mostrou do Rage devido às interrupções e do corte brusco da transmissão.

nota:perdi meu tempo

ERRATA:A música que Zach de la Rocha dedicou ao MST foi People of the sun

Nenhum comentário: